VOCÊ ESTA AQUI >

Conselho de Administração


As empresas DME possuem Conselhos de Administração, órgãos deliberativos responsáveis por determinar as diretrizes gerais para seus negócios e o cumprimento dos respectivos objetos sociais.

Suas competências, deveres e responsabilidades são definidas em lei, pelos Estatutos Sociais das empresas DME e Regimento Interno Específico.

Os órgãos são compostos por 6 (seis) membros cada, os quais, por força do disposto no artigo 66-A da Lei Complementar Municipal nº 111/2010, são eleitos concomitantemente para os Conselhos de Administração das empresas DME, DMED e DMEE, sem cumulação de vencimentos. 

Cícero Machado de Moraes

Presidente do Conselho de Administração
CÍCERO MACHADO DE MORAES é formado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, desde 1969. No Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas foi engenheiro consultor (1969 a 1971), diretor técnico e responsável pela empresa (1971 a 2005). Foi diretor da DME Energética Ltda de 2000 a 2005. Em 2005 desligou-se da companhia e tornou-se consultor e diretor de diversos empreendimentos, tais como: ETAU, Empresa Luz e Força Santa Maria, Machadinho Energética, Grupo Votorantim, BAESA, Consórcio Empresarial Pai Querê e Arcadis Logos Energia. Participou da construção e projetos de diversas obras, tais como: PCH´s Engº Ubirajara Machado de Moraes, José Togni,  Padre Carlos, UHE Walther Rossi, Represa Lindolpho Pio da Silva Dias, UHE´s do Alto Pardo e Capivari, 2ª Unidade Geradora da UHE Xavier da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo, PCH Padre Souza da Companhia Hidrelétrica São Patrício. Como representante do DME participou de consórcios, tais como: UHE´s Machadinho, Barra Grande e Serra do Facão; AHE´s Pai Querê e Salto Pilão; e Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. No setor elétrico, além dos anteriormente citados, foi Diretor Vice Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica; Vice Presidente da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica; Conselheiro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrica; Presidente e Vice Presidente do Conselho de Cidadãos Consumidores de Energia Elétrica e Conselheiro do Conselho de Administração da Empresa Luz e Força de Santa Maria. Foi professor titular da Escola Federal de Engenharia de Itajubá de 1968 a 1993; Professor nas áreas de ciências exatas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá; Professor nas áreas de ciências exatas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Poços de Caldas; Professor da Faculdade de Engenharia Civil de Poços de Caldas. Foi membro e presidente de diversas bancas para exame de Teses da Escola Federal de Engenharia de Itajubá e de Tese de Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ministrou aulas, palestras e conferências em diversos Seminários e Congressos.

  

Adriano Moreira de Oliveira

Conselheiro Representante dos Empregados
ADRIANO MOREIRA DE OLIVEIRA é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 1997. Mestrado na Área de Concentração em Recursos Hídricos, pela Universidade Estadual de Campinas, desde 2004. Pós-graduado em Especialização em Gestão de Projetos pela UNINTER, desde 2019. No então Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas atual DME Distribuição S.A., exerceu o cargo de engenheiro civil desde 2003 e a função de gerente de projetos e Construção Civil (2007 a 2010) e gerente de projetos e construções elétrica (2010 a 2014). Na DME Energética S.A. exerce o cargo de engenheiro civil desde 2014. Também atuou como professor do curso de engenharia civil, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, de 2000 a 2017.

 

José Emílio Del Greco

Conselheiro Independente
JOSÉ EMÍLIO DEL GRECO é formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 1979.  Trabalhou em diversas instituições financeiras exercendo cargos de gerência e direção como: Banco Comércio e Indústria São Paulo S.A. (1961 a 1986), Unibanco (1986), Mercantil do Brasil, (1987 a 1991), Banco Nacional S.A. (1992 a 1993) e CREDIPOÇOS Ltda (1995 a 1996). Na Local Promotora de Vendas S/C Ltda, exerceu o cargo de gerente operacional (1997 a 1998).

 

Fábio Camargo de Souza

Conselheiro
FÁBIO CAMARGO DE SOUZA é advogado e professor universitário na Pontifícia Universidade Católica e do curso Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Mestre pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Presidente do Tribunal Regional do Sul de Minas de Ética e Disciplina da OAB/MG. Associado ao IBDFAM, IBCRIM e AASP. Ex-Procurador-Geral e Coordenador do Procon do Município de Poços de Caldas. Ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, 25ª Subseção de Poços de Caldas/MG, triênios 2010/2012 e 2013/2015, Ex-Presidente da Comissão de Orientação Ética da 25ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Poços de Caldas/MG, Ex-Professor do curso de Administração da Faculdade Pitágoras e do curso de Direito da Faculdade Universidade José do Rosário Vellano, ambas campus Poços de Caldas.

 

Ricardo Cesar De Bom 

Conselheiro
RICARDO CESAR DE BOM é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais desde 1999. Trabalhou por 42 anos na Alcoa Poços de Caldas iniciando a carreira em 1972 como office boy, atuando na área Técnica de Elétrica/Instrumentação, gerenciamento de pessoas e finalizando a carreira em 2013 como Consultor de Engenharia. Neste período atuou ativamente da área de Engenharia/ Manutenção / Projetos, tendo participado de todas as expansões da Alcoa de Poços de Caldas, na Construção/Comissionamento do Consorcio Alumar em São Luiz do Maranhão e da Mina de Bauxita da Alcoa em Juruti. Em 2014 tornou-se sócio da empresa Proeng Projeto & Engenharia atuando no gerenciamento e consultoria de vários projetos. Atuou como Gerente de projeto/Construção da área Elétrica, Instrumentação e Automação da fábrica da Cosan Biomassa, pelete de bagaço e palha cana de açúcar. Esta fábrica foi a primeira do mundo de peletização de biomassa de bagaço/palha de cana de açúcar. Foi responsável pelo projeto do Revamp do Sistema de Cristalização Flexipoços da Fábrica M&G e do projeto/construção do projeto de Economia de Energia da 3Rios Fibras &Resinas. Atuou de 2021 a 2023 como gerente de Construção Elétrica e Comissionamento do projeto dos Filtros Prensa e Área de Resíduos Secos da Alcoa Poços de Caldas. Em 2024 atua como gerente da área de Filtração no Projeto dos Filtros Prensa e Área de Resíduos Seco do Consorcio Alumar.

 

Wagner Frugoli Possidônio

Conselheiro
WAGNER FRUGOLI POSSIDONIO é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas de Poços de Caldas, desde 1994. No Bradesco Seguros S.A., de 1993 a 2004, exerceu os cargos de Gerente de Produção e Superintendente. Desde 2005 atua como corretor de imóveis.